Fotografia

Um monte entre as nuvens

Na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, o Monte Roraima se ergue sobre as nuvens como um santuário para a biodiversidade.

Redação Gem Saviour·
27 de maio de 2014·10 anos atrás

O platô do Monte Roraima apresenta um ambiente totalmente diferente da floresta tropical e da savana que se estendem na sua base. Separado da base por falésias de até 1.000 metros de altura, o topo do monte apresenta um clima diferenciado: temperatura média varia entre 10ºC durante o dia e 2ºC à noite, alta nebulosidade, fortes ventos e chuvas frequentes que tornam o ar bastante úmido (entre 75 e 85% de umidade relativa). Assim, tanto a flora quanto a fauna se adaptaram a condições climáticas e geológicas únicas, o que resulta em um alto de grau de endemismo, isto é, em espécies que somente podem ser encontradas neste ambiente. Isto se observa, por exemplo, nas diversas espécies de plantas carnívoras – que retiram dos insetos capturados os nutrientes que faltam no solo – e também no grande número de répteis e anfíbios que, devido à pouca mobilidade em relação às outras espécies animais, são específicos daquele local.

 

 

Veja também
Espelho do Céu

 

 

 

Leia também

Salada Verde
23 de fevereiro de 2024

Justiça Federal impõe mais de R$ 316 milhões em indenizações por desmatamento ilegal

Infrações ambientais foram identificadas pelo MPF por meio do Amazônia Protege, projeto que utiliza monitoramento por satélite para responsabilizar os atores dos desmatamentos ilegais

Notícias
23 de fevereiro de 2024

MPF no Acre arquiva denúncia da CPI das ONGs contra servidores do ICMBio

Servidores do órgão foram acusados de abusos contra moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre; para procurador, acusações são “genéricas e sem fato concreto”

Notícias
23 de fevereiro de 2024

Antas “avisam” pesquisadores sobre contaminação humana por agrotóxicos no MS

Além de agrotóxicos como glifosato, moradores do sudeste do estado também apresentaram altos índices de metais no corpo. Antas atuaram como sentinelas

Mais de Gem Saviour

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.