Dicionário Ambiental

O que é uma Área de Relevante Interesse Ecológico

Conheça mais sobre a unidade de conservação de uso sustentável que tem como objetivo preservar os ecossistemas naturais de importância regional.

22 de junho de 2015·8 anos atrás

Uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) é uma área de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, protegida por suas características naturais singulares ou por abrigar exemplares raros da fauna e flora de uma região. Como uma unidade de conservação de uso sustentável, a ARIE tem por objetivo preservar os ecossistemas naturais de importância regional ou local e, ao mesmo tempo, regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.

Em geral estabelecidas em áreas com menos de 5.000 hectares, podem ser constituídas por terras públicas ou privadas. O uso destas áreas é possível, desde que respeitados os critérios técnico-científicos para a exploração de seus produtos naturais. ARIEs são reguladas através do Plano de Manejo e são proibidas as atividades que possam colocar em risco a conservação dos ecossistemas que protegem.

A área de relevante interesse ecológico é um instrumento de desenvolvimento sustentável criado originalmente pelo Decreto nº 89.336/84. Hoje faz parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), através da Lei 9.985/00. A sua administração fica a cargo do órgão ambiental ligado à esfera do poder público que a criou: as federais ficam a cargo do ICMBio, enquanto que nas esferas estadual e municipal, a administração cabe aos respectivos órgãos ambientais.

De acordo com o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC), até junho de 2015, existem 35 áreas de relevante interesse ecológico no Brasil: 16 na esfera federal, 11 na esfera estadual e 8 na municipal. Exemplos de REVIS são: Área de Relevante Interesse Ecológico Floresta da Cicuta,Área de Relevante Interesse Ecológico Capetinga/TaquaraeÁrea de Relevante Interesse Ecológico Ilhas da Queimada Pequena e Queimada Grande.

Leia também

Dicionário Ambiental
11 de junho de 2015

O que é um Refúgio de Vida Silvestre

Conheça a unidade de conservação voltada a proteção de ambientes que abrigam condições de vida e migração de espécies da flora e fauna.

Dicionário Ambiental
25 de maio de 2015

O que é um Monumento Natural

Conheça a unidade de conservação destinada a preservar sítios naturais raros e de grande beleza, como cachoeiras, grutas e rochas.

Dicionário Ambiental
18 de maio de 2015

O que é uma Reserva Biológica

Outra das UC de proteção integral, a reserva biológica objetiva a preservação do ambiente e seres vivos sem interferência humana.

Mais de Gem Saviour

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários2

  1. Máriodiz:

    por favor se possível responder em [email protected].

    Obrigado.


  2. Mário Camposdiz:

    É possível transformar uma area com várias nascentes e olhos d'água em um ARIE ? o que devo fazer ? quais os passos para tornar isso possível, uma área como o "mata o de cosmópolis" porém com vários cursos hídricose nunca mexida.