Notícias

Conheça a nova versão do mapasColetivos

Projeto lançado por O Eco em 2011 tem design que facilita a participação de cidadãos a enviarem relatos com fotos e vídeos geolocalizados.

Redação Gem Saviour·
20 de março de 2014·10 anos atrás

No momento em que completa 2 anos, a plataforma Mapas Coletivos lança uma nova versão que permite melhor visualização das fotos, vídeos e relatos enviados por mapeadores-cidadãos.

Lançado em fevereiro de 2012, o aplicativo já reuniu 256 mapas que tiveram a colaboração de 584 usuários cadastrados.

O projeto nasceu da parceria do coordenador de projetos de O Eco, Gustavo Faleiros e a jornalista Juliana Mori e foi incubado dentro da Associação O Eco e em parceria com a Rede Nossa São Paulo. A ideia foi ganhadora da 2a Edição do prêmio Instituto Claro de Inovação Social em 2011 e recebeu prêmio de R$ 40 mil para ser desenvolvido.

Entre os mapas, destacam-se o Rio dos Jogos, com série de mini documentários sobre moradores em bairros em transformação pelas Olimpíadas de 2016. Ou ainda o mapa de Hortas Comunitárias da Universidade de São Paulo.

Mapas Coletivos continua a ser uma ferramenta de compartilhamento de histórias focada em cartografia colaborativa sobre questões que afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas. Áreas Verdes, Habitação, Mobilidade, Cultura e Acessibilidade são alguns temas mais recorrentes da plataforma. ONGs, jornalistas e cidadão engajados são o público alvo.

A nova versão foi totalmente concebida dentro do Lab de tecnologia de O Eco – Gem Saviour Lab – pelos desenvolvedores Miguel Peixe e Vitor George sob a coordenação de VJ Pixel. A opção de gerar um software próprio de colaboração cidadã permite uma interação bem mais intuitiva dos usuários com os mecanismos de geolocalização de conteúdo e elaboração de mapas com diversas camadas de dados.

Clique aqui para acessar a galeria de mapas 

ou veja alguns mapas em destaque

Mapa dos Bicicletários São Paulo

Mapa dos Restaurante Vegetarianos de São Paulo

Mapa de Vídeo Ambientais

 

 

Leia mais
Projeto mapasColetivos é lançado em São Paulo

 

 

 

Leia também

Salada Verde
23 de fevereiro de 2024

Justiça Federal impõe mais de R$ 316 milhões em indenizações por desmatamento ilegal

Infrações ambientais foram identificadas pelo MPF por meio do Amazônia Protege, projeto que utiliza monitoramento por satélite para responsabilizar os atores dos desmatamentos ilegais

Notícias
23 de fevereiro de 2024

MPF no Acre arquiva denúncia da CPI das ONGs contra servidores do ICMBio

Servidores do órgão foram acusados de abusos contra moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre; para procurador, acusações são “genéricas e sem fato concreto”

Notícias
23 de fevereiro de 2024

Antas “avisam” pesquisadores sobre contaminação humana por agrotóxicos no MS

Além de agrotóxicos como glifosato, moradores do sudeste do estado também apresentaram altos índices de metais no corpo. Antas atuaram como sentinelas

Mais de Gem Saviour

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.